ESPETÁCULO MUSICAL - AS FESTAS DA TIA CIATA


fanfarra@uol.com.br





fanfarra@uol.com.br

A Fanfarra Carioca, desenvolveu o Musical As Festas da Tia Ciata em 2015 e realizou duas temporadas com sucesso, uma no Teatro Glauce Rocha em Janeiro de 2016 e outra na Sala Baden Power em Junho de 2016. 


Trata-se de realizar apresentações de um espetáculo de teatro musical, sobre a lendária baiana Tia Ciata e sobre a origem do samba carioca.

O musical resgata a atmosfera das rodas de samba que a Tia Ciata promovia em sua casa, bem como sua participação nos fatos histórico-culturais ocorridos no início do século XX, incluindo a sua influência nos desfiles dos ranchos, no nascimento do samba e das Escolas de Samba.

O projeto exalta a contribuição cultural e social dos afro-baianos à cultura nacional, desde a sua chegada ao Rio de Janeiro que resultou na criação da “Pequena África”, localizada na Praça Onze onde morava a Tia Ciata. Ao reviver a história das “Tias baianas” no início do século XX, o projeto ressalta o protagonismo e a importância da mulher negra na história do Brasil.

O projeto trás ainda os ritmos musicais que emergem nessa época como o maxixe, o samba-enredo e o samba-choro, gêneros tipicamente cariocas. No elenco oito atores e cinco músicos, interpretam, cantam e dançam doze dos melhores sambas cariocas.

A Fanfarra Carioca reforça a relação entre o trabalho criador e a sociedade, pensar o processo criativo no mundo globalizado e intercultural. Dessa maneira, a proposta é de um compartilhamento abrangente que não se limite apenas em responder às condições de uma sociedade específica, mas a um horizonte muito mais amplo. Uma relação entre a criação artística e as demandas da sociedade que acredita na contribuição da arte para a ampliação do debate ou na produção de novos olhares sobre temas de discussão pública.







Comentários

Postar um comentário