SÓCIOS CULTURAIS































Não vai tardar que passemos adiante uma forte e bela ciência, que faz arte em defesa da vida. (Galileu/ Bertold Brecht).

O TEATRO EDUCATIVO

A Fanfarra Carioca lança mão do teatro educativo como ferramenta para desenvolver o juízo crítico e a capacidade de tomar decisões, num processo de desenvolvimento visando hábitos e comportamentos saudáveis. Os projetos realizados atuam por meio da educação em saúde e cidadania, utilizando a Arte e a Emoção, para estabelecer melhor comunicação com o público e como ferramenta pedagógica a problematização, respeitando as necessidades locais e o saber popular.

Com o advento desse mundo que vimos redescobrindo, onde a multiplicidade e a criatividade do indivíduo, são a bandeira das novas embarcações, como “navegar é preciso...” e viver também é preciso, é preciso ainda inventar e reinventar  o próprio ser, fortalecendo a auto – estima  e  a auto gestão. Vamos trabalhar com o princípio da “genialidade coletiva” onde todos convergem com suas habilidades, contribuições, talentos, aptidões e conhecimentos únicos e individuais para a sinergia. A educação formal no Brasil, infelizmente não está igualmente acessível a todos os cidadãos e se limita, quase sempre, ao simples adestramento técnico da pessoa. Assim sem estimular a criatividade, o pensamento crítico e a sensibilidade, a maioria das escolas não forma cidadãos aptos a construir um mundo melhor.
Por outro lado, um ambiente cultural é um dos fatores mais enriquecedores para a formação do homem, independente do nível sócio-econômico ao qual pertença.

Se a educação ensina a ler e a escrever, a cultura e as artes ensinam a enxergar o mundo.
Enxergar a si mesmo, os outros, o lugar onde vive, o Estado, o país onde está e os outros povos.
A arte capacita o homem a antecipar pela imaginação e a conceber plasticamente, o mundo fabuloso que a técnica vai atropelando, e a antever o que será ele próprio nesse contexto futuro.
Através da arte, criamos uma linguagem orgânica que acabe por nos revelar a nós mesmos.
A arte propicia por si só uma ação terapêutica, pois, integra o ser às suas potencialidades criativas,
alargando o seu universo para melhor conviver e buscar ser mais feliz.

Mais decisivo para o ser humano do que fazer o progresso é humanizá-lo.


PARCERIAS

A palavra “educação” está relacionada com a formação do indivíduo como um todo, de maneira que possa integrar a sociedade, pronto para a vida.

Hoje é impossível agir isoladamente, os resultados serão pequenos. As ações em rede Família, Escola, Governo e Sociedade terão muito mais sucesso se aprendermos a caminhar juntos e buscarmos sempre mais parceiros.


No repertório da Fanfarra Carioca existem vários espetáculos relacionados à melhoria da saúde.
Esses espetáculos estão em um processo constante de evolução e construção do conhecimento e dos saberes artísticos, bem como na contínua atualização da pesquisa e de seus conteúdos. Existem espetáculos para todas as faixas etárias ou públicos: crianças, adolescentes, adultos e idosos. 

A Fanfarra Carioca oferece esses espetáculos e projetos, para integrar programas desenvolvidos por instituições ou empresas que compartilhem dos mesmos objetivos.  

DEPOIMENTO - Diretora - Loly Nunes

Os projetos sócio educacionais da Fanfarra tiveram início em 1995 quando ingressamos com o espetáculo Monteirices Lobatianas em um projeto da Prefeitura do Rio de Janeiro, denominado: Teatro é Vida! 
Tratava-se de realizar apresentações desse espetáculo infantil, em diversos hospitais públicos nas alas infantis para as crianças internas. 
Essa experiência provocou em mim um forte impacto, ver pessoas doentes para nós que não somos médicos já é algo difícil, mas ver crianças muitas vezes em estados terminais, consumidas por um câncer ou pela Aids, tornava essa experiência quase insuportável. Por outro lado, foi também compensador ver que apesar das dores e da impotência dessas crianças diante das doenças, elas ainda mantinham as suas capacidades imaginativas, sonhadoras e mergulhavam sorrindo na fantasia e ludicidade que o teatro lhes proporcionava... Esqueciam por algumas horas a má sorte que a vida lhes oferecia e se divertiam.

E foi a partir daí que eu comecei a pesquisar, estudar e conhecer melhor o forte potencial que a arte e o teatro tem de encantar os seres humanos. 
Em 2005 conseguimos a primeira parceria do SESC RJ para um projeto mais prolongado - O Lição de Vida - sobre qualidade de vida. Ele foi realizado ao longo de um ano, com 3 ou 4 apresentações mensais na rede de teatros estaduais do SESC RJ, para jovens estudantes da rede de ensino pública. 

Depois desse espetáculo outros temas são desenvolvidos anualmente, a idéia é de um processo de aperfeiçoamento contínuo e de repertório, de um projeto que nunca pare. Podemos mudar o tema, os locais de apresentação, mas os princípios serão sempre os mesmos: conscientizar, educar, prevenir e promover a saúde, valores de cidadania, meio ambiente e qualidade de vida.

Surge dessa forma a arte caminhando muito próxima da saúde, sendo uma ferramenta para trazer à consciência e exprimir o divino, os interesses mais profundos do ser humano, as verdades mais abrangentes do espírito. (HEGEL,1999).


LIÇÃO DE VIDA - QUALIDADE DE VIDA E PREVENÇÃO.

Comédia - A morte vem buscar um homem de meia idade, dizendo ter chegado à hora dele.
Ele argumenta de forma divertida dizendo que ainda é muito jovem e não pode morrer assim tão cedo. 
Ela então faz uma retrospectiva da vida dele, mostrando quantas vezes ele se expôs e colocou a própria vida em risco. 40 minutos.


  


A CARTA DA TERRA - MEIO AMBIENTE 

Documento que se propõe a servir como código de ética planetário capaz de orientar pessoas e nações rumo a sustentabilidade. A Carta da Terra veio a ser publicada em 2000, como resultado de um processo altamente participativo, em que diversas versões do documento receberam contribuições de milhares de indivíduos e centenas de organizações de todas as regiões do mundo, diferentes culturas e setores da sociedade. Trata-se de uma síntese de valores, princípios e aspirações compartilhados pela sociedade global.
Objetivando a promoção desse documento e seus valores, a Fanfarra Carioca criou um espetáculo show.  Através de uma partitura performática, onde são mixados: ludicidade teatral e musical; a importância social e a força literária da Carta da Terra. A ambientação cenográfica é feita através de adereços e objetos reciclados. Todos os atores cantam e dançam várias coreografias. Com essa linguagem flexível e moderna busca-se atingir, a universo amplo de pessoas que vai, do público adolescente ao público adulto. Trata-se de um manifesto, em defesa do meio ambiente e de um desenvolvimento sustentável para a sociedade global. Uma reflexão, para que juntos possamos agir, como cidadãos do mundo. 




ESTAÇÃO FUTURO - SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE. 

TEMAS: Preservação do meio ambiente, qualidade de vida, segurança e prevenção de acidentes no trabalho, preservação da água, energia, florestas, animais, reutilização do lixo etc... Além de outros conceitos de educação, sustentabilidade, saúde, ética e consciência cidadã.  

Comédia de ficção. Um casal que viaja no tempo, retornando do ano de 2111, para a nossa época - 2011.
Eles chegam em um lugar onde aconteceria uma palestra, mas não sabem onde estão ou como chegaram naquele lugar. Acham as pessoas estranhas (as pessoas do público), ficam muito desconfiados com o modo de vestirem-se e o pelo fato de ficarem olhando para eles rindo e sem nada falarem. Eles avistam um copo cheio de água e iniciam uma feroz disputa para ver quem o beberá.
No ano de 2111 de onde vieram, já não existe mais água potável, eles tomam pílulas para matar a sede.
Depois eles descobrem que voltaram no tempo e que aquele é um tempo, em que ainda existem animais, florestas, água etc. A partir de então, eles entendem que se falarem sobre a realidade dramática que está por vir, conscientizando a todos para que mudem de atitude, eles poderão mudar também o futuro. 
São (03) personagens: o operador de som, a mulher e o homem do futuro.Tem 40 minutos de duração. 


PARA ENCONTRAR OUTROS TEMAS VEJAM TAMBÉM NA ABA DE ESPETÁCULOS SOBRE QSMS (SAÚDE).  


ACEITAMOS PROPOSTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE TEMAS NOVOS.